03/04/2024 09h45 - Atualizado em 04/04/2024 08h52

PET VIDA: animais domésticos dos municípios afetados pelas chuvas recebem vacinação e assistência veterinária

Foto: Ana Andrade

Desde as fortes chuvas do último dia 22 de março, vários animais domésticos, como cachorro e gatos, dos municípios de Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte, receberam assistência veterinária local e, em alguns casos, foram encaminhados para clínicas parceiras. Ao todo, foram 405 animais assistidos com atendimentos clínicos e mais de 6 toneladas de ração distribuídas.

Servidores do Programa Pet Vida, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em parceria com equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e da Defesa Civil, além de voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) e das prefeituras atingidas pelo desastre, se mobilizaram para atender os municípios mais afetados pelas inundações. A ação teve início no dia 26 e terminou nesta segunda-feira (1º).

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a ação conjunta fortaleceu o papel do voluntariado à causa animal. “Foi desafiador e reconfortante ver o trabalho de união das pessoas para levar saúde aos animais. E estamos orgulhosos com o Programa Pet Vida, que pode ofertar serviços tão essenciais, articulando sociedade civil e órgãos públicos estaduais e municipais numa tarefa nobre de resgate e de cuidado aos animais que foram duramente afetados por essa calamidade natural”, enalteceu o secretário.

Além da vacinação V10, V8 e antirrábica, os animais foram tratados com protocolos de vermifugação e desparasitação para desinfecção, além de assistência nutricional e atendimentos médicos veterinários conduzidos por profissionais qualificados, oferecendo cuidados e tratamento individualizados.

Programa PET Vida

O Programa Estadual de Controle Populacional e Bem-Estar de Animais Domésticos, denominado Programa PET VIDA, foi regulamentado pelo Decreto 5.465-R, de 04 de agosto de 2023.

A principal missão do PET VIDA é proporcionar ações humanitárias, sustentáveis e permanentes para gerenciar as populações de cães e gatos em situação de vulnerabilidade ou abandono, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos animais e o fortalecimento dos laços afetivos entre tutores e seus pets.

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro